quarta-feira, 15 de maio de 2013

Carta aos pais de esportistas 1



 Aos Pais

 “O importante é aproveitarmos o momento oportuno para ensinar que o melhor resultado e o sucesso, nem sempre vem com a vitória, mas sim com a superação da própria criança.” 
      Professor Valdir Barbanti


Os próximos post vão tentar trazer uma contribuição aos pais, sobre a vida esportiva dos filhos. Sem a pretensão de fazer um guia para os pais, bem longe disso, afinal muitos pais já fazem até mais do que será dito aqui, vou tratar apenas do resultado de muito estudo com pais, mães, avós, uma vasta bibliografia e a experiência de muitos anos trabalhando com as crianças e percebendo que o papel dos pais é fundamental, no entanto infelizmente presenciamos o lado negativo dessa influência e em muitos casos, crianças ou adolescentes que abandonaram o esporte devido a uma experiência negativa ocasionados pelos pais.

Primeiramente parabenizar a todos os pais que incentivam a prática esportiva de seus filhos, visto que esse é um fator primordial para a criação de uma cultura esportiva no país, além de contribuir com uma formação mais completa da criança.


Em todos os eventos esportivos, assim como na vida, a competição e a busca por resultados são inerentes ao ser humano e isso gera fortes emoções e reações negativas ou positivas em todas as pessoas envolvidas, onde se incluem os parentes, jogadores e os professores. Visualizando esse contexto organizei alguns tópicos com o intuito de auxiliar a todos nesse momento tão importante na vida da criança:

O esporte como educador

É notório que o esporte é uma grande ferramenta que auxilia na educação e no desenvolvimento do ser humano. O jogo nos traz a oportunidade de aprender e respeitar regras, ter autonomia nas tomadas de decisões e viver em grupo. Vale salientar também, que no momento de desenvolvimento que se encontram nossos atletas o resultado não é indicador de sucesso, e sim o rendimento.

A escolha da modalidade

A escolha da modalidade tem de estar ligada, principalmente ao prazer da prática esportiva. Portanto até os 12 anos, quanto maior for a variedade de modalidades experimentadas pelas crianças, maior será a chance dela optar por uma, na qual se especializará ou simplesmente levará essa modalidade para prática regular em sua vida, e isso é algo que será de grande valia para o futuro.

Vale lembrar que por mais que os pais tenham sido ótimos atletas em uma determinada modalidade, não necessariamente os filhos o serão. Porém, se os pais querem que os filhos pratiquem a mesma ou outra modalidade deverá oferecer e sugerir uma gama de atividades onde eles escolherão por conta própria, o que realmente desejam praticar e isso proporcionará e incentivará uma continuidade nas atividades, escolhidas por eles e é um fator importante para que eles se satisfaçam e passem a dar continuidade ao esporte escolhido, por que simplesmente esta gostando do que faz e pratica. E com esse acervo motor adquirido em várias modalidades certamente será um facilitador para tudo o que a criança for realizar ao longo da vida.

Este é o início dessa caminhada para o desenvolvimento da criança, o entendimento do esporte como ferramenta educacional e a escolha da modalidade sem pressões e tendo o prazer da prática como motivador. Teremos ainda muitos fatores a serem trabalhados de forma a contribuir com essa difícil tarefa de educar os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!